quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Casamento chegando...


Já que falei do casamento do Boaz e do compromisso assumido pelo Rafael, não podia deixar de dizer que no dia 22 de maio estarei em Caxias do Sul novamente. Eu gostei de ir lá no ano passado, mas dessa vez tenho que cumprir com um compromisso assumido: estar presente no casamento do Guedy e da Raquel. Depois de uma longa espera, finalmente está chegando a data, e tudo se encaminha bem. Eu e a Eliana já estamos com nossas passagens compradas e agora só nos resta aguardar (não com tanta ansiedade quanto os dois aí da foto acima).
Agora meu blog já tá parecendo um blog do casamenteiro, mas é que preciso atualizar as notícias e o pessoal parece que só quer casar, então tá!
Depois do casamento o novo casal irá morar no Mato Grosso, pra onde a Raquel acompanhará seu digníssimo esposo, algo normal de uma eshet chayil, como foram nossas matriarcas Sarah, Rivka, Rachel e Leah.
Caneta e papel na mão: dia 22 de maio de 2011, casório do Guedy e Raquel, mas só vá se tiver convite, pois sabe como é casamento de gente importante, sempre tem os penetras querendo aparecer....

Até que enfim....

Depois de muitos pedidos de oração, HaShem ouviu nossas preces e até que enfim meu amigo Boaz vai casar. Na segunda-feira pela manhã ele passou por aqui na CINA para nos entregar pessoalmente os convites do casamento dele com a Miriam. Eles se casarão em Itatiba do Sul (terra da noiva) no domingo, dia 3 de abril.
Presenças confirmadas do Rosh Yishai e do Rosh Ezrah, uma prova de quanto o zaken Milton Toniolo (pai da noiva) e o próprio Boaz tem prestígio aqui.
Da minha parte, fico muito feliz em ver o Boaz se casando, bom rapaz, boa praça, trabalhador, honesto, bonitão... tá bem, exagerei agora, mas o que vale é que ele é bom rapaz.
Com o casamento dele, podemos mais uma vez perceber, como disse no post anterior, uma mudança no comportamento dos jovens, pois agora boa parte já tem buscado o casamenteiro para que possam firmar compromisso sério em um casamento, conforme os padrões divinos.

Ontem o Rosh Yishai e o Ezrah chegaram de Manaus, e também o Rosh Nehemiah retornou de São Luiz, onde foi atender a um congresso. Espero que eles nos concedam fotos para que possamos colocar aqui, mas já adianto que lá no Maranhão, o Nehemiah estava empolgado, foram cerca de 250 pessoas no evento, que foi um sucesso.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Compromisso assumido... só falta casar!


Fico impressionado (mas bem impressionado) com o número de jovens que têm buscado o casamenteiro em busca de firmar compromisso para casamento. Recentemente, só dos que me lembro agora, tem o Shimon, o Guedy, o Zahav, Zé Maria, Yiashar, e no último shabat, o Rafael, o nosso pianista. Depois do serviço de adoração no último shabat, o Rosh Ezrah fez a apresentação formal do compromisso para casamento do Rafael com a Hannah.
Bom, agora você deve estar se perguntando: porque ele coloquei essa foto? Porque é a única que encontrei do Rafael, no caso com o Athos, que é o irmão da Hannah, já que não tenho fotos dela e não encontrei nada no facebook. Então se deliciem com essa bela foto no Beto Carrero Park, com os dois felizes futuros cunhados.

Dia diferente em Curitiba


Parece que a congregação em Curitiba está se habituando com mudanças positivas e acrescentando em sua programação coisas mais amenas e alegres. Por exemplo, no domingo passado bastante gente compareceu para a finalização de uma gincana bíblica, e as equipes demonstraram grande alegria em participar. Tudo foi bem preparado, começando com um almoço, churrascada, bate-papo e depois a gincana recomeçou com perguntas sobre festas bíblicas, personagens, etc...
Foi uma tarde de muitas risadas, diversão e isso fez com que o povo ficasse mais unido, sob o comando do Shimon e do Rosh Chobab nas brincadeiras. Os demais líderes também estiveram marcando presença no almoço. A criatividade esteve presente com a brincadeira das sobremesas, onde ganhava mais pontos a equipe que preparasse a melhor guloseima, e o julgamento esteve a cargo das esposas dos roshim: a Lídia (Shelumiel) Marly (Ezrah) e a Eliana (Eu né). Pra encerrar, não podia faltar a brincadeira da torta na cara... e depois muitos foram para o nosso futebol de domingo, pra iniciar bem a semana!
*** Quem quiser ver mais fotos, dá uma olhada no meu facebook. Um abraço!

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Cabalat na fazenda


Pra não dizer que somos pescadores mentirosos, na montagem abaixo coloquei o peixe que pescamos (ou melhor, o Nico pescou meio sem querer): um Pirarucu de cerca de 40 quilos, no início da tarde de sexta-feira. Como não iríamos matar o animal para comer, então o salvamos, tirando cuidadosamente o anzol e a linha presos nele. Bom, imagino que para quem gosta de pescar seja uma delícia, mas eu como não sou muito chegado em pescaria, ainda assim demonstrei alegria e me diverti. Depois disso, fomos para a nossa casa (na fazenda) e nos preparamos para o Cabalat Shabat, onde eu fiz a liturgia e as fotos mostram o momento que a chaverah Edna acendia as velas (uma hora antes do por-do-sol) e já o Nico, fazendo netilat yadaim. Nosso shacharit teve ainda a presença do chaver Estêvao e esposa (eles trabalham para o Ezequias na fazenda) e o chaver Zequinha e esposa (um casal que mora na cidade de Pedro Canário). Foi um shacharit animado e edificante.
Na outra foto, dá pra perceber um caminho de paz, é o caminho que dá entrada na fazenda do Ezequias. Valeu a pena a viagem!
*** Hoje, quinta-feira, (17/02) o Rosh Nehemiah está em São Luiz (Maranhão) para o congresso regional e os roshim Yishai e Ezrah estão em Manaus, atendendo a congregação. Eles estarão de volta somente na terça-feira da semana que vem.

Ferias no Espírito Santo


Depois do Congresso queria dar uma diminuída no ritmo de trabalho e achei que seria melhor parar com este blog e deixar apenas o da parasha (http://www.5livros.blogspot.com/) mas algumas pessoas pediam para voltar, e hoje o meu irmão Gerson dizia que lá em Pato Branco, onde ele foi morar, ele entra todo dia pra ver se tem notícias novas, então, não dá pra parar com o blog. Vou postar aqui um pouco do que aconteceu nos ultimos dias...
Na semana passada, eu fui levar o zaken Ananias para o Espírito Santo, e como era a primeira vez que ele e a esposa Rozinha iam viajar de avião, fui com eles, para a fazenda do chaver Ezequias. O zaken foi a trabalho, mas eu não muito então, passamos a primeira noite na casa do Rosh Nicodemos em Vila Velha e no dia seguinte fomos para a fazenda. Depois de quase 5 horas na estrada, finalmente chegamos. E os dias passaram (8 dias) com o Nico pescando, o Ananias um pouco pescando, um pouco tosquiando ovelhas, as esposas dos dois só descansando e eu, bem eu pescava, nadava, comia, dormia e nas horas de folga lia um bom livro sobre a essência da liderança.
Na montagem dá pra perceber algumas coisas, como por exemplo, eu pegando um côco direto no pé (pela primeira vez bebi água de côco, e só pra variar, não gostei). Também tem a praia maravilhosa que conhecemos na segunda-feira passada, onde pra não dizer que estava deserta tinha uma pessoa na água (eu) e mais uns 5 velhinhos caminhando (Nico e Emilia, Ananias e Rozinha e o Ezequias). Maravilhosa!
Na ultima foto, o momento final, quando saímos da fazenda. Sem comentários a recepção que o Ezequias e a Edna nos ofereceram, cada dia um prato diferente, sobremesa, sossego, carinho, amizade... se eu pudesse sugerir para alguém iria dizer: vai descansar na fazenda do Ezequias, vai!!!