sexta-feira, agosto 27, 2010

Aniversariante da semana em Curitiba

Mesmo em Curitiba, sempre tem um aniversariante no meu caminho, parece que toda semana, que incrível. No yom rishon (1º dia da semana) estivemos na casa do Ezrah, afinal era aniversário do amigo dos meus filhos; o Davi estava completando três anos de idade. Nós e mais alguns amigos marcamos presença, onde tivemos a oportunidade de assistir juntos alguns dvds do Barney e seus amigos, e também do Chaves e Chapolim Colorado. Foi uma tarde edificante!
E o bolo? que acharam? Se quiserem criatividade, é só falar com a Yocheved que ela acordou às 3 da madrugada pra começar a fazer o tal bolo de trem... que no fim das contas é destruído por bocas vorazes e não sobra nem as rodinhas pra contar a história.
Nesse dia, o Davi fez o corte da vasta cabeleira, seguindo uma tradição judaica de que o menino corta aos 3 anos, e deixa o peot. Congratulations!

Shabat em Curitiba

No final de semana passado, não tinha como viajar, pois o cansaço já batia forte e achamos melhor ficar em Curitiba mesmo. Aí, pra compensar, levei a familia toda no cabalat, e o Ariel estava ansioso para saborear o caldo preparado pela chaverah Yocheved (Lídia, sogra do rosh Ezrah) e se divertiu com os amiguinhos dele Hannah e Davi. Como é bom formar amizades desde criança e nisso o Ariel é expert, porque vai aumentando suas amizades por onde passa.
Durante o dia do shabat, o Rosh Ezrah fez o shacharit e a lição na Beit Sede e eu fiz a prédica no Avodat Shabat. Se gostaram não sei, mas de manhã o Ezrah pegava no pé dos homens, com um discurso onde muitas risadas saíram junto aos ensinamentos. Na tarde, eu falei das mulheres, e ficou tudo igual, Foi um dia de homens e mulheres levarem bons conselhos; agora, colocar em prática é com cada um.

aniversariante visitante da semana!


Sei que faz uns dias que não atualizo, mas também é que está muito corrido, com lição pra fazer, viagem para Israel para organizar, viagens a SP, as festas chegando, gravação de programas, etc... mas tá aí. No shabat retrasado ainda (no dia da inauguração do parquinho) recebemos a visita da família do chaver Jairo, de Curitiba. Eles estão conosco faz tempo, e a família congregou comigo no Bela Vista por alguns anos. Agora, justo nesse dia eles foram conosco na kombi e passamos um shabat agradável em PG. No fim, ainda fizemos a bênção sobre o Erick, aniversariante da semana, junto com a Nilciane, esposa do Eliel. Então tá aí, fizemos a bênção sobre os dois e oramos rogando que HaShem os abençoe. Obrigado à família, Jairo, Néia, Samara, Erick e Maria José que sempre são companheiros nossos.

segunda-feira, agosto 16, 2010

Novidade em Ponta Grossa


Temos trabalhado com a ajuda de todos os chaverim para aperfeiçoarmos a nossa Kehilah em Ponta Grossa. Já fizemos banheiros novos, cozinha, reformamos as salas infantis, compramos várias coisas e agora chegou a vez do parquinho para as crianças. Havia na lateral de nosso terreno um espaço grande que ficava ocioso e resolvemos implantar ali um pouco de vida. Nada tem mais vida do que crianças brincando, então, fizemos um playground que foi inaugurado esse final de semana, e parece que dessa vez acertamos em cheio.
Todas as crianças ficaram muito felizes, brincando no escorregador, gira-gira, gangorra, e balanço (ainda falta instalar outro brinquedo, a gaiola, ou labirinto). Ao mandar fazer os brinquedos, claro, fizemos questão de que todos fossem capazes de suportar o peso de adultos, assim pais e filhos poderão brincar à vontade. Era um tal de criança deitada na areia rolando de alegria (como a Sarah, filha do Adilson) outras na fila do escorregador, outros balançando, enfim, foi um sucesso.
A idéia atingiu um outro objetivo, tirar as crianças do meio dos carros no pátio do estacionamento, porque estava ficando perigoso crianças correndo em meio aos carros, sob risco de serem atropeladas ou se machucarem.
Gravamos algumas matérias lá no playground e vocês poderão assistir na quinta-feira no programa Bastidores, às 21 horas no www.tvisraelita.com.br Não percam e relembrem seus tempos de criança.

LeAched! Assistência Social

Pra falar sobre uma novidade a mais do LeAched tive que entrar na tesoura... explico.
Na manhã do primeiro dia da semana, enquanto no auditório rolava o festival de danças judaico, algumas pessoas estavam na fila, com o nosso amigo Marcelo Mineiro, que estava prestando seus serviços de cabeleireiro profissional. Pelas mãos e tesoura do mineiro passaram o Rosh Ezrah, Nehemiah e por fim, eu fui lá e deixei ele dar uma aparada na barba e fazer o pezinho do cabelo.
Daí, cabelinho cortado, festival de danças encerrado, foi a hora de almoçar e entrar no ônibus retornando para Curitiba. Assim encerramos mais uma caravana da alegria. E só pra avisar, a próxima caravana já está marcada, mas por enquanto não posso falar, apenas que será em breve, no mês que vem.

*** Fotos acima do corte de cabelo, pelo amigo Rosh Yehudah, por enquanto do Rio de Janeiro.

terça-feira, agosto 10, 2010

Eles não foram viajar, foi ela quem chegou!!!


Ontem pela manhã minha esposa teve que dar uma saída rápida de carro para uma missão. Levar a Sonia e o Yirmiahu para a maternidade, pois havia chegado a hora de eles receberem a pequena Rafaela, (na foto, dentro da barrigona da Sonia). Quanta alegria nos proporciona o Eterno com a chegada de nossos filhos! Para os dois, que esperavam pela Rafaela, que chegou agora quando eles completam 10 anos de casamento, certamente foi motivo de muita alegria.
A menininha nasceu com 3 kg, e 49 cm. Veio com saúde ao mundo, e amanhã se o Eterno permitir, iremos buscá-la na maternidade Curitiba, a mesma onde no dia 14 de fevereiro, há 4 anos atrás, fui buscar o meu pequeno Ariel, esse moleque sapeca e lindo da foto. Parabéns a eles! Agora começa a longa sequencia de noites sem dormir, mas que beleza... Logo a Sonia, toda dorminhoca! Mazal tov!

LeAched em Caieiras/SP

Uma das minhas dificuldades nessas viagens é de fazer fotos, pois raramente sobra tempo e eu fico sem paciência pra fazer, mas o bom é que sempre tem uns amigos que me repassam as fotos. Durante a viagem de retorno a Curitiba peguei mais de 400 fotos do Shimon, que por sua vez, pegou de outras pessoas. Então tá aí, a primeira coisa que quero dizer do LeAched é que eu não queria muito viajar, pois viajar também cansa. Fui meio que obrigado, por causa das filmagens do evento, mas no fim, valeu muito a pena, apesar de ter estragado uma câmera.
Nas fotos acima, que são de algum irmão de Campinas, temos o momento no shacharit onde o Rosh Yishai foi fazer a sua leitura da Torah, e eu filmando ao lado (foi nessa hora que a minha câmera estragou); Na foto maior, uma das danças, que sempre são um espetáculo à parte nos encontros, além da apresentação do departamento infantil.
Na foto onde aparece um pessoalzinho fazendo pose, percebi uma coisa. Não conheço quase ninguém, muita gente nova aparecendo, a CINA é muito maior do que a gente imagina. Reconheço ali apenas o Zahav (Namorado da Zelinha), a Nechama e a Raquel, que está com sua irmãzinha e um irmão, que não sei o nome deles também...

Mais importante do que eu saber o nome deles e de todos os demais quase 400 pessoas que estiveram no evento, é saber que somos parte do mesmo povo e isso é bom demais! Baruch HaShem!
*** Ps. Nem do pessoal que foi no ônibus conosco de Curitiba para o evento eu conheço todo mundo. Ou é muita gente ou eu que tô ruim da memória mesmo. De qualquer forma, prefiro acreditar que é bastante gente.

segunda-feira, agosto 09, 2010

Noticias da semana passada


Antes de falar da última viagem, que cheguei em casa essa madrugada, vindo do LeAched em Caieiras/SP, tenho que falar de algumas coisas da semana passada. No shabat passado, mais uma vez tivemos visitas em Ponta Grossa e veio a chaverah Claudete e a pequena Vitória, de Joinville. A Claudete acompanha nossa família desde quando ainda éramos da congregação da Vila Sandra, antes de ser Jardim Bela Vista... isso de muitos anos atrás. Ela veio passar o fim de semana em casa, e como íamos para Ponta Grossa, a levamos conosco. Foi muito bom!
Aí na quarta-feira, a Eliana teve uma companheira nova para ajudá-la na apresentação do programa Eshet Chayil; a chaverah Rivka, que trabalha conosco no escritório finalmente criou coragem e foi participar. No programa, elas falaram sobre as kehilot de Itabuna, de onde a Rivka veio recentemente para morar em Curitiba.
*** As fotos do LeAched você pode encontrar nos orkuts das pessoas da CINA. Eu vou falar e postar meus comentários, mas não agora. Amanhã coloco; só posso falar que foi bom, especialmente as danças do festival de ontem.

Você deve se perguntar porque o Ariel está na montagem de fotos então? Oras, porque ele é meu filho e é lindo!

quinta-feira, agosto 05, 2010

Caravana da alegria! LEACHED


Viajo bastante a serviço da CINA e mais uma vez estarei viajando, só que dessa vez vou com a turma da Caravana da Alegria, como carinhosamente denominamos nossas viagens em grupo por aqui. Estaremos indo nesta sexta-feira para São Paulo (na verdade região metropolitana, Caieiras) para participarmos do LeAched.
Viajar é bom, mas tem hora que cansa, e ainda mais dessa vez, que levaremos todo nosso aparato de video para gravarmos o dvd do evento. Além disso, esperamos realizar a transmissão ao vivo de todos os serviços de lá nesse final de semana. Portanto, não percam.
O Shimon foi incentivando e conseguimos lotar mais uma vez um ônibus. Só este ano, nossa caravana foi para a Argentina, Telêmaco Borba, Caxias do Sul, agora São Paulo e sei lá quantas mais teremos... Então, nada mais justo do que colocar uma foto do Shimon em frente ao ônibus (essa foi na viagem para a Argentina)
Não percam, quinta-feira que vem, materias no Bastidores e em breve o DVD do LeAched.

Blog novo!


De vez em quando surgem blogs na CINA, uns vem, outros vão, surgem a cada dia. Muita gente cria um blog, acha fácil, mas depois não tem conteúdo e nem ânimo para atualizar frequentemente. Blog é como um diário que colocamos na internet, tem que ser atualizado com frequencia.
Nessa semana surgiu mais, o do meu pai, Rosh Yishai. Conteúdo para atualizar sei que não vai faltar, talvez falte é tempo para mais essa atribuição.
O meu blog eu faço porque gosto e atualizo sempre que dá, vamos ver esse. Adiciona aí o endereço nos teus favoritos porque esse blog vai valer a pena. www.yishaiby.blogspot.com

terça-feira, agosto 03, 2010

Agradecimento pelas bênçãos


Todo mundo sabe que sou inimigo de pessoas que só sabem se queixar da vida, que tudo é motivo para reclamar. Claro que temos problemas, eu tenho os meus também, mas sempre acreditei que é necessário demonstrar gratidão ao Eterno em todos os momentos da vida, mesmo em dias difíceis.
Agradeço por muitas coisas; por exemplo, eu pagava plano de saúde para minha família, mas quando resolvi colocar meus filhos numa boa escola, tive que cortar esse gasto; e então consigo manter a escola, mas mesmo sem plano particular, minha família goza de boa saúde.
Semana passada, fizemos um esforço e conseguimos trocar de carro, e estamos gratos ao Eterno por mais essa vitória.
Não nos deslumbramos com bens materiais, carros, dinheiro, coisas chiques, nossa felicidade NÃO depende dessas coisas, mas eu, minha esposa Eliana e meus filhos Abel e Ariel agradecemos a HaShem por tudo que Ele, em sua infinita misericórdia nos concede.
** Na foto acima, quando fomos retirar o carro da concessionária, o Ariel não está presente porque estava na escola.