quinta-feira, junho 25, 2009

Livro da Semana: Pare de reclamar...



Esse não é propriamente um livro judaico, mas comprei esses dias e vi que é muito bom, por isso recomendo. Tento fazer desse meu blog um espaço útil, alegre, de cultura e que faça as pessoas (inclusive eu mesmo) melhor, e vejo sempre pessoas reclamando de tudo e percebo o quanto isso é ruim para a saúde, para a vida, para tudo. Afinal, ficar reclamando é bom para quê?

Se você reclama demais, gaste uns trocados e compre esse livro. Se você acha que não é um reclamão, gaste dinheiro e compre esse livro e vai se surpreender em perceber o quanto você reclama de tudo e de todos.

O livro propoe um desafio, de passar 21 dias sem reclamar e sem falar mal dos outros. Esse período, segundo estudiosos, é o tempo necessário para assimilar um novo hábito, deixando o velho. Então, aquele que conseguir passar 21 dias sem reclamar, conseguiria deixar o horroroso costume de reclamar de tudo e todos. Vale mesmo a pena.

***Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas***

Autor: Will Bowen

Editora: Sextante, 140 páginas (de fácil e agradável leitura)

Preço: R$ 15,62 (www.ciadoslivros.com.br)

quarta-feira, junho 17, 2009

Pensamento da semana: RADIO

*** Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho. *** (Shaul HaShaliach)
Ontem assisti na tv um filme emocionante e aprendi mais uma lição. Meu nome é RADIO, mostra um homem que teve a oportunidade de ajudar o jovem (a quem deu o apelido de RADIO) e levou até o fim o propósito de ajudá-lo. Em certo momento do filme, esse homem conta à sua filha que muitos anos antes, quando ele ainda era só um jovem, ele viu uma outra pessoa precisando de ajuda e dali em diante todos os dias, durante dois anos, ele via aquela pessoa e nunca fez nada para ajudá-la. Agora, muitos anos mais tarde, ele se depara com uma situação similar, e soube aproveitar.
Ainda no filme, ele fala algo assim: "todos acham que nós estamos ajudando, ensinando ao RADIO, mas na verdade, foi ele quem nos ajudou, nos ensinou durante todo esse tempo"
Particularmente o filme me tocou, porque há uns 10, 11 anos atrás (quando eu tinha 23, 24 anos de idade) eu tive a oportunidade de ajudar um jovem. Não o fiz, achei que não era o meu dever, e pouco tempo depois esse jovem se matou, no mesmo dia que nasceu meu primeiro filho. Até hoje me questiono e lamento por não ter me esforçado em ajudá-lo um pouco mais.
O filme é de 2003, mas vale a pena assistir e quem sabe aprendamos algumas lições sobre procurar entender o próximo e deixarmos o egoísmo um pouco de lado?

terça-feira, junho 16, 2009

Forum, adeus crianças!!!

É, finalmente chegou a vez do Jeziel, ele aproveitou o shabat do Forum para apresentar e assumir um compromisso com a jovem Edilma, de Campinas/SP. Eu fui convidado para ser testemunha desse ato, e fiquei muito feliz porque ele é mais um dos meus jovens, pra mim crianças, a assumir um compromisso de casamento em breve. Não conhecia a Edilma, mas espero que ele tenha feito uma boa escolha e que eles possam ser felizes. Parabéns para eles, mazal tov... adeus criança! Bem-vindo Jeziel ao mundo adulto!

Forum, pegando carona!

Alguns amigos não são propriamente líderes congregacionais, mas acabam vindo e participando, pegando carona no evento e colaborando em outras áreas (como já mostrei as mulheres) Tá aí o Mauro, de Imbituba/SC e o Alex (Campinas) que toca no grupo dos canticos, além do Cristian (esse pega carona sempre) ao lado dos irmãos chaverim, Nechemiah e Yehoshua. Além do Natsael (acima) ao lado do outro chaver, que não me lembro o nome! Vale a comunhão mais do que qualquer discussão. No Forum sempre cabem mais uns...

Forum, descontração!


Participar das reuniões pode ser muito extressante em alguns momentos, com temas difíceis de se abordar, complicados, etc... mas depois de cada reunião, os líderes desfrutam de bons momentos de comunhão e alegria juntos. Na montagem podemos ver alguns no momento: "quem gostou da comida levanta a mão?!" e outros se conhecendo e abraçando velhos amigos como o Rosh Noach e o Malachai. Na foto menor, o menor líder, e a partir desse forum, o líder pop, conhecido como Manjubinha (apelado carinhosamente dado pelo Rosh Nechemiah) de Satubinha, no Maranhão, Rosh Iotam, ou Manoel.

forum? Lechaim!

Mesmo dentro do Forum a gente não esquece a responsabilidade com aqueles que não estão aqui em Curitiba, então as transmissões dos serviços foram feitas normalmente pela internet, com a participação de muitos internautas conectados. Na noite do sábado, após a havdalah, o Rosh Nechemiah (São Paulo) e o amigo Rosh Yehudah (Rio de Janeiro) apresentaram o programa Shavuah Tov e na manhã de domingo, o Gerson, com cara de sono, teve a companhia do chaver Giba, de Santa Catarina, na apresentação do Lechaim, enquanto eu e os líderes estávamos em reunião ainda. O Cristian acordou cedo para mais um dia de trabalho.

Participantes do Forum 2


Nem só de reuniões entre líderes é feito um Forum, e a montagem acima mostra mais um dos lados desse evento. O lado das colaboradoras. Algumas mulheres trabalharam muito na cozinha para que os líderes pudessem desfrutar de uma alimentação kasher e saudável (e por que não dizer gostosa?) Deixo aqui meu agradecimento a estas que tornaram o forum um encontro agradável e possível, porque que homem sobreviver a quatro dias de reuniões sem se alimentar direito? Obrigado Matilde, Isaura, Emília, Deniz, Rosalina, Eliana, Nilza, Elza, Diomar, Jael, ....

Participantes do Forum 2009


Que o Forum é um encontro para os líderes da CINA isso todo mundo já sabe, e nesse encontro são discutidos assuntos importantes para o crescimento e a organização da Kehilah dentro dos parâmetros determinados pelo Eterno e estabelecidos desde Moshê. Só que no Forum não temos apenas líderes.
Alguns trazem a família para acompanhar as reuniões, outros trazem apenas a esposa, outros infelizmente acabam vindo sozinhos, mas a alegria é muito grande pelo reencontro. E nesses momentos a gente olha pro futuro juntos. E o futuro está aqui, nas crianças. Que HaShem possa nos abençoar e que nossos filhos possam saber trilhar um bom caminho para o futuro quando eles chegarem à idade adulta.

domingo, junho 14, 2009

Forum 2009


As reuniões tem sido muito proveitosas e nossa teshuvah tem se aprofundado com bases firmes e as reuniões nos tem mostrado que a cada dia HaShem nos tem aberto as mentes, de cada um dos líderes, para um conhecimento maior da Torah e das mitsvot do Eterno. Os líderes que estão aqui (hoje, domingo, estamos tendo as últimas reuniões) puderam comprovar um pouco dessa evolução. Como hoje ainda tem reunião, amanhã eu posto sobre os serviços de adoração que tivemos no shabat.

terça-feira, junho 09, 2009

E o Fórum de líderes está chegando!


Como na próxima quinta-feira começam as reuniões do Fórum de líderes da CINA, já começamos a receber os participantes. E começaram as idas e vindas ao aeroporto e rodoviária pra buscar o pessoal. Já recebemos o Natsael (Brasília) o Manoel (Maranhão) que foram os primeiros a chegar ontem. Hoje, o aeroporto Afonso Pena em Curitiba (foto acima) já recebeu o Yehudah (Rio de Janeiro) o Uriel e o Rosálio (Aaracaju)... e hoje ainda chegam o Ezrah (Paraíba) e o Yosef (Fortaleza). Todos animados para mais uma rodada de estudos bíblicos e temas que certamente irão fortalecer ainda mais a nossa comunidade, no único objetivo de servirmos melhor ao Eterno.
* Hoje também é um dia especial. No dia 9 de junho, 13 anos atrás eu estava me casando aqui em Curitiba com a Eliana. E estamos até aqui juntos, pela misericórdia do Eterno. JTM!

quinta-feira, junho 04, 2009

Aniversariante da Semana


É isso aí! Hoje tem mais uma pessoa fazendo aniversário! Minha querida completa hoje três décadas de vida, e estamos juntos há 14 anos. Isso nos deixa muito felizes pelos amigos que conquistamos, pelos nossos filhos, e por todas as bênçãos que recebemos do Eterno. Parabéns à minha companheira... E como dizem: "por trás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher." Alguém tem dúvida disso? Não me considero um grande homem, mas reconheço que sozinho eu não teria evoluído, aprendido, e crescido tanto. É bom ter alguém que nos empurra pra frente sempre. Obrigado, Eliana por 30 anos e pelos 14 anos comigo.

quarta-feira, junho 03, 2009

Livro da Semana: Valores, Prosperidade e o Talmude


Já fazia um tempo que não indicava um livro para sua leitura e meditação, mas isso não significa que deixei de ler. Nesse período li dois, mais este que agora indico. Ele serviu-me como parâmetro para algumas lições do caderno que será utilizado no próximo trimestre.
O autor Larry Kahaner descreve como o Talmude aborda diversos assuntos na questão financeira e traz os conselhos dos sábios rabínicos, dentro de uma ética de acordo com a vontade do Eterno, ensinando lições de negócios dos antigos rabinos. Vale a pena todos lerem, mas especialmente aos professores que ensinam em nossas escolas.
A lição do terceiro trimestre não é um resumo deste livro, mas lê-lo vai te possibilitar ensinar com muito mais propriedade.
***Valores, Prosperidade e o Talmude***
Autor: Larry Kahaner
Editora: Imago, 265 páginas
Preço: R$ 48,00

terça-feira, junho 02, 2009

Shavuot, aprovado pelas crianças!


Todas as festas são oportunidades para estarmos com a família e os amigos, nos alegrando. As crianças então, é só alegria! Eles ficam lá, assistem tudo e depois se deliciam no kidush. A julgar pelo sorrisinho deles, aprovaram a festa de Shavuot. A Eliana também claro, sempre aproveita para tirar fotos com as amigas, então tá aí, nossa contagem do ômer se encerrou com alegria para todos.

Shavuot para os Suelitas


Ao falar das nossas festas lembramos sempre das tribos israelitas, como os rubenitas, gaditas, benjamitas... e agora os Suelitas... Essa é uma tribo pequena de Ponta Grossa, mas eles compareceram em todas as festas. A matriarca Sueli com seus dois bebezões, Cristian e Danilo.
Observe o belo sorriso do Cristian na foto menor, que beleza... (apesar da jaqueta estar escrito Suzuki, com esse sorrisao ele só pode ser patrocinado pela Colgate).

Shavuot em Ponta Grossa


A Festa de Shavuot em Ponta Grossa estava muito boa, nossa decoração, apesar de simples, estava discreta e bonita, e o povo compareceu, para a leitura da torah, dos 10 mandamentos (conforme a tradição) do livro de Rute, a moabita que se tornou a bisavó do rei David, e também celebramos a entrega da Torah a Israel com muitos doces, guloseimas à base de leite, tudo muito gostoso, como deve ser.
Essa festa marcou para mim o encerramento do primeiro ciclo de festas em Ponta Grossa. Depois que eu assumi essa Kehilah, começamos com Rosh Hashanah e agora concluímos com Shavuot esse primeiro ano. Foi uma vitória para nós, e todos se lembram com alegria quanta mudança no espírito do povo para as festas... agora (não por minha causa, mas porque todos se dispuseram a fazer mais e melhor) tudo ficou muito mais alegre e animado.