segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Hospitalidade e comunhão, que delicia!


Estar em Ponta Grossa tem sido um privilégio. Já falei muitas vezes de hospitalidade, de o quanto ela é importante, e quanto batalho por isso no nosso meio. Graças ao Eterno, em Ponta Grossa não preciso falar disso, porque a hospitalidade e a comunhão são constantes. Dessa vez, fomos recebidos pelo Ilson e pela Isabel, mas depois da Havdalah, fomos para a casa deles e junto conosco foi uma turma grande e nos divertimos, jantamos juntos, e tivemos boas conversas por lá. Na tarde do domingo foi a vez de todos nos encontrarmos novamente na casa da chaverah Marli. Nos dois lugares a comunhão foi maravilhosa, como se pode perceber nas fotos da montagem. Nas maiores, o pessoal já no café do domingo a tarde, no maior papo em Carambeí. A Eliana também fez questão de ser fotografada ao lado da Isabel e de suas meninas. Nas menores, a Maderli e a Isabel preparando a salada para o jantar do sábado e o Gabriel, aprovando tudo! Eu também aprovei.

Ele chegou! Eu presto contas!

Nasceu na segunda-feira retrasada o pequeno Rafael, filho da chaverá Elisa e do chaver José Carlos. Para quem não se lembra, fizemos uma campanha para arrecadar um valor e podermos comprar remédios para a chaverá Elisa, que precisava tomar injeções diárias. Pois bem, arrecadamos o suficiente para comprar todos os remédios, e ainda alguns pacotes de fralda e ainda sobrou um valor razoável em dinheiro que repassamos à família.
Tá aí, o Rafael veio ao mundo bem pequenininho, tendo nascido com 2,480 kg. Para quem ajudou com dinheiro, procurando remédio, ou fazendo oração em favor da Elisa, está aí. Sinta-se recompensado, como eu. E eu agradeço a todos por juntos termos conseguido ajudar ao pequeno Rafael.

Como é bom ser criança!


Nessas viagens constantes, acabamos conhecendo muitas pessoas, desenvolvendo amizades e respeito pelas pessoas que estão fazendo parte do mesmo povo que nós, e os que persistem na fé, honrando os compromissos assumidos na ficha de tevilah!

Isso não é uma crítica a ninguém, mas é legal ver pessoas que se mantém firmes nos caminhos do Eterno. Quando viajo, sempre que póssível minha família me acompanha e para eles também é uma oportunidade para conhecer novas pessoas, fazer amizades. Olha o exemplo acima do Ariel, que tem feito bons amigos. Nesse final de semana, fomos hospedados pela família do chaver Ilson e sua esposa Isabel. No shabat também aproveitei para conhecer o lar do chaver José Carlos. Depois, também estivemos na casa do Cleverson, já no final do domingo, quando retornamos para casa.
É bom ser criança porque as amizades das crianças são mais sinceras, sem segundas intenções, e cheias de graça. Acima, o Ariel acompanhado das meninas, Renata, Letícia e Jéssica (filhas do chaver Ilson) e da pequena Brenda.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Havdalah dos meninos

Mais uma prova do exemplo que dão os meninos de Prudentópolis está no serviço de adoração do shabat lá. Eles conduziram a cerimônia, tocavam os cânticos, dançaram, apresentaram especial cantando e ainda fizeram a Havdalah. Aos poucos vou conhecendo o nome de todos da região, então aí vemos a Havdalah sendo feita pelos chaverim Maxwell e Natanael.
Depois do fim do shabat, voltamos para Ponta Grossa, além da minha família, a Sueli e o Davi, que nos acompanharam a Prudentópolis. Dormimos lá e na manhã do domingo, retornamos a Curitiba, porque à tarde, a partir das 17 horas, eu teria que participar do programa Israel Jovem, pela www.tvisraelita.com.br . Vencemos mais um final de semana!

Tarde de shabat animada


Depois do shacharit em Prudentópolis fomos novamente recepcionados pelo chaver Genoel e sua família. Depois de um gostoso almoço e de um longo bate-papo, eu e alguns fomos descansar um pouco enqanto os mais jovens continuaram a conversa deles. Depois de muito papo, os jovens começaram a brincadeira da dança em torno das cadeiras, até que ficava apenas uma cadeira. A brincadeira foi a preparação para os ensaios de dança que vieram logo a seguir, onde com muita animação eles preparavam um especial para dançar diante do Eterno. Enquanto isso, o Ariel se divertia bastante e quando se cansavam ele ficava no colo da chaverah Leah e a Eliana aproveitava para fazer suas fotos. Shabat animado!
Além da nossa família, nos acompanharam a Sueli e o Davi de Ponta Grossa, mas o shabat ainda teve a visita do chaver Issachar, de Sombrio/SC (ele aparece na foto, dançando).

Shacharit em Prudentópolis


Após passar a noite em Ponta Grossa, mais uma vez na casa do Sueli, na manhã do shabat fomos para Prudentópolis, onde os chaverim já nos aguardavam e participamos de um alegre serviço de shacharit, onde a liturgia é conduzida pelo jovem Maxwell e na fotos vemos ele fazendo a bênção sobre o olê, para o pai dele, chaver Genoel, Yoel.

A foto maior foi feita do fundo, um dos últimos bancos da Beit Prudentópolis, que dá a noção de como é grande o espaço que temos ali, sempre muito bem cuidado por todos da Kehilah. São poucos membros, mas a dedicação e o empenho deles nos tem impressionado positivamente a cada vez. E nessa oportunidade, pudemos ficar até o fim do shabat, e o serviço de adoração foi realizado com muita alegria também, o que mostra que não é preciso ter uma Kehilah com muitos e muitos membros, mas apenas e tão somente um desejo de adorar ao Eterno de todo o coração.

Cabalat em Ponta Grossa

Esse foi mais um final de semana corrido para nós, pois saímos de casa na tarde de sexta-feira e fomos até Ponta Grossa, onde participamos do Cabalat Shabat. Chegamos de surpresa e acompanhamos o serviço que sempre me tem alegrado, porque das raras vezes que posso estar com eles no Cabalat, sempre tem mais de vinte, vinte e cinco pessoas. Isso é bom, porque todos mostram o empenho, mesmo sem a presença do Rosh. Bom ver o Davi e o Emerson conduzindo a cerimônia, com o Eliel no teclado. Que continuem assim, se esforçando para oferecer o melhor ao Eterno.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Zaqueu, outra figura de Ponta Grossa


Sou obrigado a falar mais uma vez que a casa da Sueli é nosso ponto de encontro para os momentos divertidos após o shabat. Durante o aniversário dela conversamos muito, rimos bastante e nos alegramos, especialmente com a figura acima, o Zaqueu. Só porque pela manhã, na parashah eu falei um pouco sobre gordinhos, todo mundo lembrou dele, e ele foi a diversão da noite. Sempre de bom humor, o Zaqueu até posou para a foto com a caneca (enorme) com o creme de cappuccino (feito pelo especialista Cleverson) e o Zaqueu nos conta que tudo foi por culpa da comida deliciosa que a esposa dele prepara, pois em seis meses de casamento, ele engordou mais de vinte quilos... e de lá para cá, engordou um tanto a mais... mas tá aí. Brincamos bastante, mas respeitosamente. Ele também brincou muito com o Dentinho, mais conhecido como Ilson, o marido da Isabel. Dentinho é o sócio do Zaqueu, mas se o Zaqueu é todo grandão, o Dentinho é um senhor bem pequeno... então os dois é só piada, entre extremos.

Sueli, a batalhadora

Além de sempre nos receber bem, a Sueli, que neste último sábado fez aniversário, é merecedora de muitos elogios. Então gostaria de expressar aqui minha gratidão pelo apoio ao nosso trabalho na Beit Ponta Grossa, por dar suporte a mim e a Eliana naquilo que temos tentado desenvolver ali e por servir de exemplo, uma mulher esforçada, que criou os dois filhos com muita sabedoria e que trabalha muito não apenas pela Obra do Senhor, mas também na correria (semprenaestrada) pra manter a casa e os filhos. Que HaShem possa lhe conceder muitos mais anos de vida, e que Ele continue lhe concedendo forças para trabalhar, alegria de viver e manter sempre esse sorriso. Feliz aniversário!

Mais uma vez PG, e nosso ponto de encontro


Nesse último final de semana, mais uma vez tivemos em Ponta Grossa, e como sempre o serviço foi muito animado. Pra não ficar só falando do serviço, vamos às noticias:

* Na sexta-feira passada o Ari passou pela terceira cirurgia após o acidente que ele sofreu. Está melhor, se recupera bem, graças ao Eterno.
* Na segunda-feira passada nasceu o terceiro filho do José Carlos e da Elisa. Esse é o bebê pelo qual fizemos uma campanha, comprando os remédios para a mãe. A propósito, tudo deu certo, nasceu com saúde e passa bem. E restou um bom valor que eu pude repassar à familia agora, que eles usarão em compras como fraldas e coisas para o bebê. (Daqui uns dias publicarei as fotos do bebê aqui)
* Demos o primeiro passo para a construção dos novos banheiros, já fizemos o projeto, agora é dar continuidade.
* Teve cantina após a Havdalah.... e foi aniversário da Sueli,
aliás, a casa dela foi nosso ponto de encontro após todos os serviços terminarem. Lá, na foto podemos perceber alguns mexendo nos notebooks, assistindo o Shavuah Tov, enquanto as mulheres batiam papo na sala.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

DVDs do Congresso: favor não piratear!

E conforme prometido, os dvds do Congresso estão prontos. Pelo menos os dois serviços de adoração, que ocorreram no sábado e domingo já estão à venda. Estamos finalizando outros dois, um do cabalat shabat e o do shacharit, e finalmente um ou dois dias de descanso.
Para fazer a capa, usei (sem pedir licença, mas agora estou pedindo) as fotos do blog de Imbituba, que ficaram muito bonitas, então eu quis aproveitar. Além disso, nos menus dos dvds, algumas fotos desse blog, e de orkut de alguns chaverim serviram para mostrar um pouco da alegria do congresso. Espero que apreciem, especialmente os que aparecerem nas fotos dos menus.
Só peço a todos os que adquirirem os vídeos que, por favor, não façam cópias. Cópias realmente custam bem barato para fazer, mas é triste eu chegar na casa de alguém e ver que a pessoa tem uma cópia do dvd do congresso, porque eu levei mais de um mês trabalhando duro para conseguir fazer esse material, e as pessoas simplesmente copiarem não é justo.
Quanto mais dvds originais, no estojinho, bonitinho, a CINA vender, mais recursos teremos para investir nas câmeras, nos programas de tv, nos futuros congressos, etc...
* Se você quiser ver as belas montagens de fotos do blog de Imbituba, visite: http://www.teshuvahtorah.blogspot.com/

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Programa Israel Jovem


Pronto! agora está até em outdoor! se você não acompanhar o programa Israel jovem é porque não quer mesmo. Lançado na semana passada, ontem o programa já passou por algumas adaptações para que fique mais produtivo e proveitoso aos jovens (e também aos que não tão jovens assim) e agora vamos discutir assuntos relevantes à essa turma da fase turbulenta chamada juventude. Dicas de comportamento, sugestões de atitudes, temas bíblicos que instruem aos jovens são abordados, além é claro das músicas. Esse é o primeiro programa da Congregação Israelita que é apresentado para os jovens e por jovens. Então acompanhe.
Apresentado pelo Jeziel, Meire e Yoel, vai ao ar todos os domingo, 17 horas, exatamente para que todos os jovens que estudam à noite, durante a semana, possam acompanhar. Então, nada de domingão do faustão, gugu, ou outras porcarias na tv. Vá direto ao www.tvisraelita.com.br
Ah! Eu também vou estar participando, e ontem falamos sobre os jovens e a dificuldade de seguir os conselhos dos pais.
O tema para semana que vem é: Porque os jovens têm dificuldade de se relacionar com os roshim e os roshim com os jovens? Como melhorar essa relação? Prepare seu comentário dentro desse assunto e mande para mim. Sua idéia pode ajudar na discussão!

Aproveitando a oportunidade


Depois do Congresso, vários jovens de fora ficaram aqui em Curitiba para fazer o curso de chazanut. Dias atrás eles voltaram para as cidades deles (e espero que estejam colocando em prática o que aprenderam), mas um deles, o Yoel ficou aqui, e tem aproveitado as oportunidades. No fim desse shabat, ele teve a segunda oportunidade de conduzir a cerimônia de Havdalah, e fez bem. Bom seria se todos os jovens fizessem o mesmo, aproveitando as oportunidades para aprender e colocar em prática. O Curso de chazanut poderia ter mais alunos, mas não teve. As vezes os jovens reclamam de falta de oportunidade, mas quando elas aparecem, poucos são os que realmente sabem tirar proveito. Fique mais atento e aproveite cada oportunidade, porque talvez ela não volte a sorrir para você.

De volta a Curitiba


Nesse fim de semana, com as ausências do rosh Ezrah e do Shelumiel, o Rosh Yishai ficou sem seus principais auxiliares aqui em Curitiba, então eu tive que ficar pra dar uma força e colaborar nos trabalhos. Já na sexta-feira, depois de um bom tempo eu pude estar presente no Cabalat Shabat, onde junto com alguns chaverim, recebemos o shabat com alegria.
Pela manhã, estivemos no shacharit, onde eu tive a oportunide de passar o estudo da parashah. Confesso que acho um tanto estranho eu passando os estudos em Curitiba, já me desacostumei dos trabalhos aqui, de tanto que estou viajando, mas foi legal. Depois o Natan passou a lição sobre ecumenismo. No serviço de adoração, um pouco mais descansado, o Rosh Yishai fez a mensagem, bem interessante, falando daqueles que vão contra o ministério, daqueles que são feitos de açucar que não podem nem receber uma repreensão e já se derretem todos, do respeito aos líderes e da lashon Harah, língua maledicente. Muito instrutiva.